Informativo


Ata Reunião 26-06-2021

Ata da reunião do Conselho Deliberativo do Centro Espírita Seara de Jesus - dia 26/06/2021 
 
As Conselheiras Estelita Amorim Machado e Lúcia Bernardini Toldo não participaram da reunião, mas   apresentaram justificativa quanto ao motivo de sua ausência. Todos os demais Conselheiros estavam presentes.
 
A reunião aconteceu na forma on line (por meio do Google Meet), em virtude da declaração da Pandemia do Vírus COVID-19 pelo Organização Mundial de Saúde. O presidente abriu a reunião com uma prece feita pela Conselheira Sandra. Em seguida, foram iniciadas as discussões e deliberações.
 
Primeiro assunto – Informes: O Presidente informou que será pautada para a próxima reunião o relatório de atividades relativo ao ano de 2020 e o plano anual de atividades dos Departamentos para o ano de 2021.
 
Segundo assunto – Posse como Conselheira efetiva da Sra. Eliane Cassemiro (próxima da lista de  suplentes), em razão da desistência do Sr. José Francisco Motta:
A Sra. Eliane tomou posse como Conselheira efetiva e agradeceu a oportunidade de poder auxiliar o 
Centro Espírita Seara de Jesus nessa tarefa.
 
Terceiro assunto: Discussão e deliberação acerca da proposta de alteração do art. 29º do Regimento Interno referente ao Atendimento Espiritual, apresentada pelo Conselheiro Gilberto:
Foi debatido entre os conselheiros acerca da proposta, sendo que diante das muitas manifestações acerca da  dubiedade na interpretação do texto da proposta e sobre o exíguo prazo para a Diretoria implementá-la, o Conselheiro Gilberto optou por fazer nova redação para a proposta e estabelecer novo prazo para a sua implementação, tendo informado de que logo irá apresentá-la para discussão e votação na próxima reunião do Conselho Deliberativo.
 
Quarto Assunto – Discussão entre Conselheiros acerca da situação em que se encontra a análise das contas da Associação:
Foi informado pelo Presidente do Conselho Deliberativo de que recebeu informação da Sra. Inês (Coordenadora do Departamento Administrativo e Financeiro) de que a Contadora contratada para os anos anteriores ainda não  apresentou os documentos contábeis dos últimos anos para que possam ser analisados pelo Conselho. A referida contadora, após postergar a entrega dos documentos por diversas vezes, havia  informado de que repassaria as informações necessárias para a referida análise até a metade do mês de junho do ano corrente, todavia, até o presente momento ela não apresentou nada. O Conselheiro Gilberto argumentou que é necessário resolver essa situação que se arrasta há anos de forma que chega a ser vergonhosa para os Conselheiros.
A Conselheira Eliane se dispôs a ajudar na questão, inclusive ajudando a montar as prestações de 
contas se necessário. A Conselheira Sônia se dispôs a auxiliá-la na tarefa.
A Conselheira Rita salientou que mesmo tendo sido contratado novo contador e novo sistema de informática nós não recebemos nem mesmo as prestações de contas deste ano que já seriam de responsabilidades destes novos profissionais.O Conselheiro Gilberto sugeriu que poderia ser uma saída para o problema ter alguém contratado pelo 
Seara (até mesmo um estagiário) para acompanhar a alimentação do sistema e prestação de contas.
Os Conselheiros pediram então para a Conselheira Eliane que faça a verificação junto à Sra. Inês  quanto à situação das contas e se intere das eventuais formas de solução para que este assunto possa ser resolvido.
 
Quinto Assunto – Eventual apresentação de novas propostas pelos membros do Conselho Deliberativo: Nenhum conselheiro apresentou nova proposta.
A próxima reunião do Conselho Deliberativo ficou marcada para o dia 28/08/2021 às 14:00 horas.
A reunião foi encerrada com uma prece proferida pelo Conselheiro Valdir.
 
 Demóstenes Generoso de Souza Sônia M. F. Pavei
 Gilberto M. Alves Junior Fernanda Casagrande 
 Luiz Carlos Taboada Eliane Cassemiro
 Jair Goulart Tereza Moreti
 Rita de Cássia Lima Valdir de Oliveira 
 Sandra M. Stopassoli Carlos Bavaresco

 

Ata Reunião 26-06-2021