Informativo


Ata Reunião 28-08-2021 - Conselho Deliberativo

Os Conselheiros Valdir de Oliveira, Estelita Amorim Machado e Tereza Moreti não participaram da reunião, mas apresentaram justificativa quanto ao motivo de sua ausência. Todos os demais Conselheiros estavam presentes.
A reunião aconteceu na forma on line (por meio do Google Meet), em virtude da declaração da Pandemia do Vírus COVID-19 pelo Organização Mundial de Saúde.
 
O presidente abriu a reunião com uma prece feita pelo Conselheiro Carlos. Em seguida, foram iniciadas as discussões e deliberações.
Primeiro assunto – Informes: Não havia informes além do assunto da eleição que foi tratado em outro
tópico.
Segundo assunto – Análise e aprovação do relatório de atividades relativo ao ano de 2020 e do plano
anual de atividades dos Departamentos para o ano de 2021: O relatório de atividades relativo ao ano de 2020 e
do plano anual de atividades dos Departamentos para o ano de 2021 foram aprovados por unanimidade pelos
Conselheiros presentes.
Terceiro assunto: Discussão entre Conselheiros acerca da situação em que se encontra a análise das
contas da Associação: A Sra. Inês, Coordenadora do Departamento Administrativo e Financeiro participou da
reunião a convite do Presidente do Conselho Deliberativo e informou que o novo Contador contratado pela
Associação já enviou a ela o fechamento das contas referente ao ano de 2020 e a parte do ano de 2021, sendo
que os referidos documentos serão analisados pela Diretoria Executiva e enviados, posteriormente, ao
Conselho Deliberativo.
 
Ela também informou que ainda não houve fechamento das contas referentes ao ano de 2019, que estariam a cargo da Contadora anterior, todavia a Sra. Inês se comprometeu a conversar com o novo Contador a fim de que ele organize as contas referentes ao ano de 2019 para que possamos aprovar as contas dos últimos dois anos antes do final da atual gestão do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva.
 
O Presidente do Conselho Deliberativo pediu A Sra. Inês que empreenda esforço junto ao contador para que as contas referentes ao ano de 2019 possam ser fechadas logo, pois esta situação está se arrastando há muito tempo.
 
O Conselheiro Gilberto disse estar preocupado com a responsabilidade dos Conselheiros ante o atraso na aprovação das contas e os desdobramentos que isso pode acarretar para os Conselheiros, bem como sugeriu que seja feito um cronograma para a apresentação das contas pela Diretoria Executiva para que possa ser resolvida essa situação. Ele também sugeriu que sejam tomadas providências jurídicas contra a contadora anterior que recebeu pelos serviços e não apresentou os documentos necessários para a aprovação das contas nos anos em que a contabilidade estava sob a sua responsabilidade.
 
A Sra. Inês informou que o novo programa de Informática contratado pela Associação auxiliará na organização das contas, uma vez que está sendo desenvolvido especificamente para o Centro Espírita Seara de Jesus.
 
A Conselheira Eliane sugeriu que aguardemos o novo contador apresentar as contas, o que resolverá o problema e que então possamos seguir adiante sem qualquer medida judicial contra a contadora que estava responsável pelas contas da Associação nos anos anteriores.
 
A Conselheira Sônia disse conhecer a Sra. Denise (que era a contadora anterior) e, ao que sabe, nada desabona a sua conduta como profissional, sendo que isso lhe traz a dúvida acerca de que os responsáveis pela Associação podem não ter enviado todos os documentos para possibilitar o trabalho da contadora. Por isso ela também acredita não ser a melhor hipótese ajuizar qualquer medida em desfavor da Sra. Denise.
 
Diante de toda a discussão a Sra. Inês informou que já na próxima segunda-feira irá entrar em contato com o novo contador a fim de conversar com ele para que regularize a situação referente ao ano de 2019.
 
Quarto Assunto – Discussão acerca das Eleições para o Conselho Deliberativo que ocorrerá em meio às dificuldades resultantes da pandemia de COVID-19: O Presidente do Conselho Deliberativo informou que já manteve contato com o Presidente da Diretoria Executiva e que a Diretoria Executiva já está iniciando as providências para que seja feita a eleição para o Conselho Deliberativo, sendo que a primeira etapa ocorrerá no mês de setembro, com a escolha dos representantes de cada grupo de estudos dentro dos próprios grupos.
 
Foram levantadas as dificuldades que os tempo de pandemia impõem e que terão que ser contornadas pela Comissão Eleitoral que será escolhida pela Diretoria Executiva.
 
Quinto Assunto – Eventual apresentação de novas propostas pelos membros do Conselho Deliberativo: Não houve apresentação de novas propostas na reunião.
 
A próxima reunião do Conselho Deliberativo ficou marcada para o dia 18/09/2021 às 14:00 horas.
 
A reunião foi encerrada com uma prece proferida pelo Conselheiro Demóstenes.
 
Demóstenes Generoso de Souza
Sônia M. F. Pavei
Gilberto M. Alves Junior
Fernanda Casagrande
Luiz Carlos Taboada
Eliane Cassemiro
Jair Goulart
Rita de Cássia Lima
Sandra M. Stopassoli
Carlos Bavaresco
Lúcia Bernardini Toldo

 

Ata Reunião 28-08-2021 - Conselho Deliberativo